Temporada 2010 do XTerra

A temporada 2010 do XTerra começou com muita adrenalina em São Lourenço (MG). A prova de triathlon, primeira do dia, sagrou como campeões o sul-africano Dam Hugo, que cravou o melhor tempo com 1h55min46 e a brasileira Cristina de Carvalho, que chegou após 2h31min19 de percurso. No sábado (13/03/2010) ensolarado e de calor intenso, os triathletas percorreram 1,2 quilômetro de natação, 26 de Mountain Bike com subidas bem duras e dowhills alucinantes, e nove de corrida. “Achei o circuito ótimo, com uma paisagem linda. Foi uma prova muito rápida, com menos de duas horas, por isso tive que dar tudo de mim, e correr muito”, comenta Dam após conquistar o lugar mais alto do pódio. “Adoro correr no Brasil, os torcedores são vibrantes, têm muita energia, e te motivam no decorrer da prova”, elogia o top 10 no Havaí.

Alexandre Fontes Manzan, campeão antecipado do XTerra 2009 e um dos favoritos ao título neste ano, fez o segundo melhor tempo, com 1h59min07. “A primeira prova do ano é sempre muito difícil, ainda estou sem ritmo por ter voltado das férias, mas fiquei satisfeito com o resultado”, diz Manzan. “Gostei muito da prova, do nado nas águas turvas, só achei que o mountain bike poderia exigir mais técnica, ter mais trilha. Quanto à corrida, achei simplesmente fantástica”, comenta o brasiliense.

Totalmente recuperado da lesão no joelho, que o deixou fora das pistas no final do ano passado, Alexandre disparou que competirá também no Multisport Brasil, em Florianópolis, mas que vem com tudo para as disputas do XTerra, de olho também no Mundial. Em terceiro lugar, ficou Luiz Francisco de Paiva Ferreira, com tempo de 2h04min07.

Feras na categoria feminina – A paulistana Cristina de Carvalho, primeiro lugar no triathlon feminino, mostrou que para vencer é preciso muita técnica. “Adoro o Xterra, porque não exige só capacidade, mas habilidade para saber a hora de se guardar um pouco para aguentar até o final. A prova une o triathlon em que tenho muita experiência, com a emoção da aventura, da terra”, declara satisfeita com seu resultado.

Maria Soledad Omar, que terminou a prova 2min32 atrás da líder, começou a prova de natação na ponta, mas viu seu amortecedor quebrar na altura do quinto quilômetro e comprometer seu desempenho. “Caí num buraco e voei. Recebi ajuda e voltei pra prova, mas não consegui alcançar a Cristina. Mesmo assim, foi uma prova ótima”, conta a campeã do XTerra nacional 2009. Em terceiro, Luzia Bello completou a prova com 2h43min27.

Os comentários estão fechados.